terça-feira, 14 de novembro de 2006

Navios Fantasmas!










As lendas sobre navios fantasmas sempre estiveram presentes nos mitos e histórias contadas pelos marinheiros. Os perigos presentes nos mares e oceanos foram fonte de temor por parte do Homem, causando o medo pelo desconhecido a formação de várias lendas sobrenaturais.
Junto dos mitos sobre monstros marinhos, que destruíam embarcações aparecendo do nada, existia um terror que punha à prova a valentia dos marinheiros: os navios fantasmas.
Os marinheiros que morriam nas águas, devido aos mais estranhos acontecimentos, penavam como fantasmas, como almas destinadas a navegar os mares eternamente por terem desafiado as forças da natureza e subestimado o seu poder.
Uma das histórias mais famosas e mais antigas é a do Holandês Errante, cuja ocorrência data de há 400 anos e reza assim: em 1680 um barco holandês que fazia a travessia nas Indias Orientais navegava desde Amsterdão até à Colónia de Batavia. Tudo parecia correr bem até o barco chegar ao Cabo da Boa Esperança e um terrivel temporal destruír as velas e parte da embarcação. Durante várias semanas o barco foi andando à deriva ao longo do Cabo, incapaz de avançar perante o forte vento vindo de sudeste. Segundo a lenda, o capitão enfureceu-se ao ver que nenhuns dos conhecimentos que possuía os podia ajudar a contornar o Cabo.
Aproveitando o desespero do Capitão, o diabo apareceu e atribuíu a responsabilidade da calamidade a Deus, encorajando o Capitão a desafiar o Criador. Desta feita, o Capitão proferiu sobre a poderosa tempestade: «Desafio o poder de Deus a deter o curso do meu destino e a minha carreira. Nem mesmo o diabo me despertará temor, nem que tenha de navegar os mares até ao dia do juízo final!».
O castigo chegou rapidamente quando o Anjo do Senhor ordenou ao Capitão que errasse para sempre pelos mares «até que as trompetas de Deus rasgassem os céus».
O navio acabaria por se afundar e a tripulação por morrer, mas o Capitão, de seu nome Van der Decken, continuou a sua vigília até ao dia do juízo final.
Ilusões espectaculares como a revelada na foto aqui apresentada poderiam explicar muitos dos relatos de visões de navios fantasmas.
Van der Decken e o seu barco nunca chegaram ao seu destino, Batavia. Desde 1680 que inúmeras pessoas afirmam ter visto o dito navio e uma prece presiste: quem avista um barco fantasma terá muito azar ao longo da vida!

4 comentários:

Anónimo disse...

muto entgate

Anónimo disse...

adoro o mar e essas coisas me fascina não sei porqeu tenho acerteza que o mar tem vida propria principalmente quando tem navios fantasma que maneiro

Anónimo disse...

como a musica de ze ramalho tudo começa na beira do mar

Anónimo disse...

gosto de mais de historias de navios fantasmas principalmente sobre o triangulo das bermudas isso me facina de mais