segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

O Fantasma na Máquina


Quando Vic Tandy ficou até tarde no trabalho mal sabia que estava a ponto de tropeçar numa possível razão porque algumas pessoas vêem fantasmas. A sua Teoria do Infrasom levou os membros da Society for Psychical Research a aconselhar os investigadores paranormais a estarem atentos aos efeitos elusivos que ondas sonoras de baixa freqüência podem trazer.
Vic tinha ouvido histórias de fantasmas de outros colegas da empresa fabricante de equipamentos médicos onde trabalhava, mas ele sempre descartou essas histórias até ao momento em que decidiu ficar até tarde uma noite.

Enquanto trabalhava, Vic começou a sentir-se estranho e teve o presentimento de que outra pessoa estava na fábrica com ele. De repente vê uma aparição cinzenta aparecer à sua esquerda. O recinto parecia frio e ele teve a sensação de estar a ser observado.

Na manhã seguinte Vic trouxe uma espada de esgrima para o trabalho, não para proteção mas para consertar uma manivela. Ele pôs a lâmina de lado e foi à procura de um pouco de óleo. Quando voltou notou que a chapa estava a vibrar e teve o mesmo senso de intranqüilidade que tinha experimentado na noite anterior mas agora quis saber se as vibrações na espada tinham qualquer coisa a ver com esta sensação inexplicada ou com os eventos da noite anterior. Vic tinha visto este efeito antes e ocorreu-lhe que um som de baixa frequência numa máquina poderia estar a fornecer energia para mover a chapa. Ele começou a experimentar e conseguiu localizar a causa do problema num exaustor. Seguindo testes adicionais Vic concluiu que o ventilador causava uma "onda estacionária de 19Hz" e decidiu pesquisar o que tal efeito causaria no corpo humano. Ele consultou 'Infra sound and Low-Frequency Vibration' editado por W Tempest e encontrou estudos de caso interessantes.

Consultores de barulho foram solicitados a examinar um grupo de baías em uma fábrica onde os trabalhadores relataram sentir-se intranquilos. A baía tinha um ambiente opressivo que não estava presente nas áreas adjacentes embora o nível de barulho parecesse o mesmo. Os trabalhadores da administração e consultores estavam todos atentos à atmosfera incomum e em investigação descobriu-se que som de baixa frequência estava presente a um nível ligeiramente mais alto que em outras baías, contudo a frequência exacta do barulho ofensor não era óbvia. A causa do barulho era um ventilador no sistema de ar condicionado. Os trabalhadores num prédio universitário de radioquímica experimentaram o mesmo sentimento opressivo acompanhado de vertigem quando o ventilador em um armário de fumaça era ligado. Isolantes de som convencionais tinham reduzido o som audível ao ponto onde quase não havia qualquer diferença no barulho do ventilador ligado ou não. A situação afectou algumas pessoas tanto que se recusaram a trabalhar no laboratório.

Foi concluído que o componente de baixa frequência do som era o responsável. Vic Tandy concluiu que "O infra-som tem dois efeitos. Faz o globo ocular vibrar e assim borra sua visão e também causa sobre-respiração ou hiperventilação, que levam a sentimentos de medo e ansiedade. Você provavelmente precisa de um objeto ou um movimento pequeno na periferia de sua visão para começar o fenômeno, então o cérebro pode preencher os detalhes de seu subconsciente."

Enquanto isso um Relatório Técnico da NASA menciona uma frequência ressonante do olho humano de 18 Hz causando severo 'borrão' da visão. Outros documentos analisando o efeito do infra-som e vibração de baixa-frequência sugerem que hiperventilação e outras condições respiratórias podem ser também ligadas ao fenômeno. As descobertas de Vic Tandy e seu associado Tony R Lawrence apareceram no Journal of the Society for Psychical Research e o artigo deles começa com o parágrafo seguinte: 'Neste documento nós esboçamos uma causa natural ainda não documentada para alguns casos de assombração ostensiva. Usando a própria experiência do primeiro autor como um exemplo, nós mostramos como uma onda de ar estacionária de 19Hz pode sob certas condições criar fenômenos sensórios sugestivos de um fantasma. A mecânica e fisiologia deste efeito 'fantasma na máquina' são esboçadas. Pesquisadores de caso espontâneos são encorajados a excluir esta explicação natural potencial para experiência paranormal em casos futuros de assombração ou do tipo poltergeist'. Vic Tandy está atualmente pesquisando a possibilidade de que certas condições de tempo também possam causar infra-som, explicando assim algumas assombrações ao ar livre. Ele suspeita que camadas de ar em movimento poderiam causar ondas sonoras em situações como temporais mas no momento está procurando artigos acadêmicos sobre este fenômeno difíceis de encontrar.

Autor: Vic Tandy

1 comentário:

Unknown disse...



Caneca de Porcelana Com 300 ML - Personalizada - Vitrine de Brindes RJ

A Vitrine de Brindes é uma empresa formada por profissionais com experiência no ramo de brindes corporativos, agora atuando no segmento de brindes e lembrancinhas para festas ou datas comemorativas. Por isso trabalha com seriedade e dedicação, acompanhada de soluções criativas e bom gosto, criando um novo conceito em produtos personalizados, onde nosso objetivo é estar sempre agradando ao público mais exigente. Portanto faça da sua festa, um momento para ser lembrado, afinal de contas os convidados também são importantes nesse momento tão especial.

Vejam Alguns dos Nossos Produtos:

Lembrancinhas personalizadas com foto e tema da festa para aniversarios, batizados, nascimento, 15 anos, etc... Chaveirinho, convites, ima de geladeira, eco bag, squeeze, chinelo / sandália personalizados, caneca de chopp, copo, caneca personalizada, caneca de porcelana, fronha personalizada, travesseiro personalizado, travesseirinho personalizado, canetas personalizadas, para eventos e escolas de educação infantil, chaveirinho com a foto da criança e logotipo da escola, capa de agenda e muito mais.

Nossos Brindes são ideais para dia das mães, dos pais, dos professores, das crianças, datas importantes corporativas, compre também conosco através do buscapé.

Veja como funciona:

Você envia por e-mail a foto de sua preferência com os dados , tema tamanho e formato, nós fazemos a arte de fotomontagem e envio por email para apreciação ou possíveis mudanças, após aprovado envio a arte definitiva para ser impressa.

Como Falar Conosco:

Tel.: (21) 3634-4137 / Cel.: (21) 9345-6556

Acesso Via Websites:

Nosso Site: http://www.vitrinedebrindes.com.br
Nosso Blog: http://vitrinedebrindes.blogspot.com.br
Nosso Mercado Shops: http://vitrinedebrindesrj.mercadoshops.com.br